top of page

A importância de fazer exames regulares no seu Pet

Quando os nossos pets envelhecem eles ficam propensos a desenvolver alguns problemas de saúde. Por isso, é essencial ficar sempre atento à saúde do seu bichinho e o melhor modo de diminuir as chances de ter uma surpresa é por meio de exames e consultas preventivas com o seu veterinário.


Muitas vezes procuramos um veterinário depois de o nosso pet demonstrar algum sinal de dor ou fadiga fora do comum, mas essa pode ser uma prática perigosa para a qualidade de vida deles.


Assim como é de costume com os humanos, cães, gatos, e outros pets devem ser levados ao veterinário para um check-up uma vez por ano. Essa consulta de rotina é importante para detectar doenças e outras condições antes que qualquer problema mais grave se desenvolva, prevenindo, assim, a ocorrência de uma emergência veterinária e garantindo o melhor tratamento possível.


Um check-up para o seu pet geralmente tem:

  • Aplicação de vacinas de rotina;

  • Avaliação física;

  • Exame de sangue;

  • Exame de urina/fezes;

  • Outros exames podem ser solicitados, como exames para avaliar a função renal ou para detectar a presença de doenças específicas.


As chances do bichinho de estimação se curar de um provável problema de saúde são maiores quanto mais precoce for o diagnóstico. Por causa disso, os exames de rotina são essenciais para manter a qualidade de vida e podem aumentar a expectativa de vida do seu pet e até diminuir os seus gastos com tratamentos longos para problemas sérios.


Fontes:

10 PET CARE TIPS. Alouette Animal Hospital. Disponível em: <https://www.alouetteanimalhospital.ca/10-pet-care-tips/>.

A IMPORTÂNCIA DO CHECK-UP REGULAR PARA OS PETS. Clínica Veterinária Da Vinci. Disponível em: <http://www.veterinariadavinci.com.br/blog/a-importancia-do-check-up-regular-para-os-pets/>


EXAMES VETERINÁRIOS: CONHEÇA OS PRINCIPAIS E ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE CADA UM DELES. Laboratório Veterinária Preventiva. Disponível em: <https://www.veterinariapreventiva.com.br/exames-veterinarios-conheca-os-principais-e-entenda-a-importancia-de-cada-um-deles#:~:text=C%C3%A3es%20e%20gatos%20precisam%20de,aumenta%20a%20chance%20de%20cura.>


Comments


Posts Em Destaque