top of page

Da ração Econômica à Super Premium: Qual a melhor opção para você?

Quando falamos de saúde animal, vários fatores estão envolvidos: exercício físico, vacinas e remédios, brincadeiras e, claro, alimentação. Atualmente, temos uma grande variedade de marcas e tipos de rações no mercado, o que pode transformar a escolha desse aspecto tão importante para o bem-estar do seu pet mais difícil.


O alimento que você oferece para o seu animal de estimação impactará o seu desenvolvimento e crescimento a longo prazo, além de proporcionar uma vida mais longínqua, mais saudável e outros diversos benefícios. Por isso, a ração que você compra pode fazer uma grande diferença.


As principais categorias de rações no mercado são a Econômica, Premium, e Super Premium, e, no geral, todas suprem as necessidades nutricionais do seu pet, mas algumas podem ser mais completas. Quanto mais premium a ração for, mais nobres os seus ingredientes tendem a ser, melhor a sua digestibilidade e, consequentemente, maior o benefício para o seu pet. Entre os principais fatores que diferenciam as categorias estão o nível de nutrientes e a composição dos ingredientes.


A Ração Comum pode possuir proteínas de qualidade inferior às outras categorias, e ingredientes como gordura animal, farinha de carne e ossos, glúten de milho, etc. Essa categoria fornece as necessidades básicas para a alimentação do seu pet, mas, por conta dos ingredientes de baixa qualidade, a quantidade ingerida deve ser grande para que ocorra a absorção da quantidade ideal de nutrientes, esse fator acaba fazendo com que a quantidade de fezes do seu bichinho também aumente. Adicionais como conservantes podem estar presentes também, além de substâncias químicas para melhorar o paladar.


As Rações Premium têm uma qualidade um pouco superior à ração comum, além de ter um sabor melhor. Por isso, são mais caras e geralmente oferecem o melhor custo-benefício. As fontes de proteínas são mais nobres, geralmente sendo frango, peru ou outras carnes. Proporcionam uma digestibilidade maior, ou seja, o organismo do seu pet terá “menos trabalho” para digerir o alimento e os seus nutrientes serão mais bem aproveitados pelo corpo. Apesar de o sabor ser mais palatável, essa categoria ainda apresenta um certo aditivo artificial para alcançar um melhor sabor e aparência.


Já as Rações Super Premium apresentam o balanceamento ideal de nutrientes para o seu pet. A matéria-prima é superior, 100% de proteína animal, o que pode aumentar bastante o preço do produto final. Porém, entre as categorias, ela é a que apresenta melhor digestão e absorção pelo pet, com ela, o volume das fezes do seu animal diminui e ficam mais sólidas. Outro fator a ser considerado é que, por ser mais densa em nutrientes e ter menos aditivos, o seu bichinho precisará comer uma quantidade menor para se saciar e atender às suas necessidades. Nas rações Super Premium não há nenhum tipo de aditivo para mudar a cor ou sabor do alimento.


A sua escolha de ração não terá consequências apenas no sistema digestivo do seu melhor amigo, mas sim na sua qualidade de vida. Uma ração melhor impactará nas defesas naturais do organismo, no fortalecimento da saúde intestinal, na melhora na pele, pelagem, dentes e ossos do seu pet.


Fatores como necessidades especiais podem influenciar na sua escolha, nesse caso, é fundamental conversar com o seu veterinário de confiança. De modo geral, a decisão de qual categoria de ração escolher dependerá do seu orçamento e da qualidade de vida que deseja dar ao seu pet.



Fontes:

DIFERENÇA ENTRE A RAÇÃO PREMIUM E SUPER PREMIUM?. A fonte de informação. Disponível em: <https://afontedeinformacao.com/biblioteca/artigo/read/53828-qual-a-diferenca-entre-a-racao-premium-e-super-premium>


POR QUE INVESTIR NAS MELHORES RAÇÕES PARA PETS? Nutrição & Saúde Animal. Disponível em: <https://nutricaoesaudeanimal.com.br/racoes-premium/>


Comments


Posts Em Destaque