top of page

Dicas para passear com o seu Cachorro no verão

Durante o verão muitos donos de Pet gostam de aproveitar as férias e o calorzinho para passar mais tempo com o seu cachorro, brincando, descansando ou procurando lugares novos para passear. Entretanto, devemos lembrar que o calor é tão desconfortável para os nossos animais quanto para nós, seres humanos, e que devemos tomar alguns cuidados durante o verão na hora de levar eles para passear.


A temperatura elevada e o sol forte podem trazer problemas, como queimaduras nas almofadinhas da parte debaixo das patas do seu cão ou até desidratação. Mas a boa notícia é que prevenir essas situações não é difícil, para isso, você deve sempre estar atento à alguns fatores quando for sair com o seu cachorro:


  • Fique atento ao sol. O horário ideal para passear com o seu Pet durante o verão é antes das 8h da manhã, ou depois das 18h, quando o sol não está muito forte. Principalmente na cidade, o asfalto e a calçada podem aquecer muito, machucando as patas do seu cachorro. Uma dica boa é: independente do horário, antes de sair de casa, coloque o pé descalço na rua e sinta se está confortável. Se não estiver para você, provavelmente não estará para o seu cão.


  • Leve água. Quando sair para passear leve um pote e uma garrafa de água gelada. Quando você fizer uma paradinha para tomar um gole de água refrescante, ofereça um pouco para o seu Pet também. Isso evitará que ele fique desidratado, além de dar oportunidades para intervalos para descansar durante a caminhada. Porém, não esqueça de oferecer água quando chegarem em casa também.


  • Existem protetores solares específicos para cachorros. Se você for sair em um horário ensolarado, mesmo que para um parque, ou local com grama onde não é necessário se preocupar com a temperatura do chão, passe um protetor solar canino no seu amigo. Principalmente em partes que ficam mais expostas e podem queimar com mais facilidade, como a ponta do nariz ou orelhas. Cachorros com pelos brancos ou claros são mais vulneráveis ao sol, então tome cuidado e, se for o caso, consulte o seu veterinário para determinar se há necessidade de usar protetor solar canino com maior frequência.


  • Um bom “corte de cabelo” também pode ajudar. Se o pêlo do seu cachorro for muito longo, não esqueça de tosar o seu Pet. Não são todos os cachorros que devem ser tosados, e quando há a necessidade, deve-se tomar cuidado para não cortar o pêlo muito curto, pois, por mais que o seu cão possa passar calor se não estiver tosado, ele oferece uma certa proteção contra o calor e o sol.


Donos de gatos que gostam de levar o seu felino para passear devem se atentar às mesmas condições quando forem sair. Essas dicas podem fazer muita diferença na qualidade de vida do seu cachorro durante o verão, então não esqueça delas na hora do passeio.


Fontes:

WALKING YOUR DOG IN SUMMER. Medivet. Disponível em: <https://www.medivet.co.uk/pet-care/pet-advice/summer-dog-walks/>


IT’S GETTING HOTTER: TIPS ON WALKING YOUR DOG ON HOT WEATHER. Madison Animal Care Hospital. Disponível em: <https://www.madisonanimalcare.com/its-getting-hotter-tips-on-walking-your-dog-in-hot-weather>


PASSEAR COM PETS NO CALOR REQUER CUIDADO EM DOBRO. Gazeta do Povo. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/animal/melhores-horarios-passear-com-pet-no-calor/>


Comments


Posts Em Destaque