Dicas para passear com o seu Cachorro no verão
Durante o verão muitos donos de Pet gostam de aproveitar as férias e o calorzinho para passar mais tempo com o seu cachorro, brincando, descansando ou procurando lugares novos para passear. Entretanto, devemos lembrar que o calor é tão desconfortável para os nossos animais quanto para nós, seres humanos, e que devemos tomar alguns cuidados durante o verão na hora de levar eles para passear.
A temperatura elevada e o sol forte podem trazer problemas, como queimaduras nas almofadinhas da parte debaixo das patas do seu cão ou até desidratação. Mas a boa notícia é que prevenir essas situações não é difícil, para isso, você deve sempre estar atento à alguns fatores quando for sair com o seu cachorro:
Fique atento ao sol. O horário ideal para passear com o seu Pet durante o verão é antes das 8h da manhã, ou depois das 18h, quando o sol não está muito forte. Principalmente na cidade, o asfalto e a calçada podem aquecer muito, machucando as patas do seu cachorro. Uma dica boa é: independente do horário, antes de sair de casa, coloque o pé descalço na rua e sinta se está confortável. Se não estiver para você, provavelmente não estará para o seu cão.
Leve água. Quando sair para passear leve um pote e uma garrafa de água gelada. Quando você fizer uma paradinha para tomar um gole de água refrescante, ofereça um pouco para o seu Pet também. Isso evitará que ele fique desidratado, além de dar oportunidades para intervalos para descansar durante a caminhada. Porém, não esqueça de oferecer água quando chegarem em casa também.
Existem protetores solares específicos para cachorros. Se você for sair em um horário ensolarado, mesmo que para um parque, ou local com grama onde não é necessário se preocupar com a temperatura do chão, passe um protetor solar canino no seu amigo. Principalmente em partes que ficam mais expostas e podem queimar com mais facilidade, como a ponta do nariz ou orelhas. Cachorros com pelos brancos ou claros são mais vulneráveis ao sol, então tome cuidado e, se for o caso, consulte o seu veterinário para determinar se há necessidade de usar protetor solar canino com maior frequência.
Um bom “corte de cabelo” também pode ajudar. Se o pêlo do seu cachorro for muito longo, não esqueça de tosar o seu Pet. Não são todos os cachorros que devem ser tosados, e quando há a necessidade, deve-se tomar cuidado para não cortar o pêlo muito curto, pois, por mais que o seu cão possa passar calor se não estiver tosado, ele oferece uma certa proteção contra o calor e o sol.
Donos de gatos que gostam de levar o seu felino para passear devem se atentar às mesmas condições quando forem sair. Essas dicas podem fazer muita diferença na qualidade de vida do seu cachorro durante o verão, então não esqueça delas na hora do passeio.
Fontes:
WALKING YOUR DOG IN SUMMER. Medivet. Disponível em: <https://www.medivet.co.uk/pet-care/pet-advice/summer-dog-walks/>
IT’S GETTING HOTTER: TIPS ON WALKING YOUR DOG ON HOT WEATHER. Madison Animal Care Hospital. Disponível em: <https://www.madisonanimalcare.com/its-getting-hotter-tips-on-walking-your-dog-in-hot-weather>
PASSEAR COM PETS NO CALOR REQUER CUIDADO EM DOBRO. Gazeta do Povo. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/animal/melhores-horarios-passear-com-pet-no-calor/>
Comments