Meu Pet não para de se coçar… E agora?!
Você já reparou no seu Pet se comportando de forma estranha? Se coçando mais do que o normal ou parecendo fisicamente desconfortável com algo? Provavelmente seja hora de reforçar o antiparasitário do seu animalzinho.
Parasitas como pulgas e carrapatos são mais comuns durante o verão, o calor e umidade que essa época do ano traz cria o ambiente ideal para que os ectoparasitas (parasitas que se instalam na pele do hospedeiro) se reproduzam. Por isso, durante os meses mais quentes do ano o seu cuidado deve ser redobrado. Enquanto muitas vezes os parasitas podem causar apenas irritações para o seu Pet, também é possível que eles acarretem problemas graves de pele ou, eventualmente, que carreguem doenças.
E se engana quem pensa que o seu Pet não está vulnerável por morar em um apartamento ou por não ter acesso à rua. Tanto gatos quanto cachorros estão sujeitos a entrar em contato com parasitas, muitas vezes até mesmo dentro de casa.
Entre os parasitas mais comuns do verão estão as pulgas e carrapatos, e eles podem estar dentro da sua casa. As pulgas se reproduzem rapidamente no seu Pet, os seus ovos podem se espalhar pela casa, em sofás ou pela cama do seu animal, por isso, pode ser bem difícil de exterminá-las. Já os carrapatos são maiores, e geralmente ficam no pescoço, orelhas ou patas de gatos e cachorros. Em casos de infestações severas, os parasitas podem causar problemas sérios de saúde e causar anemia nos hospedeiros.
Porém, todos esses problemas podem ser evitados antes mesmo de começar. Enquanto muitas pessoas deixam para procurar tratamentos depois do seu Pet já estar infestado, os antiparasitários também podem ser usados de forma preventiva.
Antiparasitários existem tanto em formato de comprimidos para uso oral quanto em ampolas para serem aplicadas, geralmente no pêlo da nuca do seu bichinho. No geral, cada medicamento tem um intervalo de aplicação diferente, e a escolha de qual antiparasitário usar vai depender do estilo de vida do seu Pet, o seu orçamento e o intervalo no qual deseja comprar o antiparasitário.
Mas atenção: não use um antiparasitário feito para cães no seu gato, ou vice e versa, pois cada medicamento é pensado para um tipo de animal e pode prejudicar o seu Pet se usado de forma incorreta. Se mesmo depois de fazer uma pesquisa você ainda tiver dúvidas, ou se gostaria de uma opinião profissional sobre qual tipo ou marca usar, não esqueça de consultar o veterinário.
Fontes:
PULGAS E CARRAPATOS EM PETS SÃO MAIS COMUNS NO VERÃO. G1 Globo. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/mundo-pet/noticia/2020/02/06/pulgas-e-carrapatos-em-pets-sao-mais-comuns-no-verao.ghtml>
EXTERNAL PARASITES. American Veterinary Medical Association. Disponível em: <https://www.avma.org/resources/pet-owners/petcare/external-parasites>
Magdalena Bebrysz, Andrea Wright, Michelle Greaves, Dominick Rathwell Deault, Gemma Hopkins, Edwina Gildea, Samuel Aballéa. HOW PETS OWNERS CHOOSE ANTIPARASITIC TREATMENTS FOR THEIR DOGS: A DISCRETE CHOICE EXPERIMENT. Preventive Veterinary Medicine, Volume 196, 2021.
Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0167587721002373.>
Comments