top of page

Resoluções para você entrar em 2023 sendo mais sustentável

Existe uma tradição muito antiga para o Ano Novo: criar uma lista de resoluções para o novo ciclo que está começando. Com o início de um novo ano, muitas pessoas aproveitam para colocar em prática metas e projetos que ainda não tinham iniciado, por isso é um ótimo momento para mudar os seus hábitos de vida.


O meio ambiente sempre é uma preocupação, ainda mais quando olhamos os resultados dos anos que passaram. Porém, todos nós conhecemos as regras básicas como fechar a torneira enquanto escovamos os dentes ou tomar banhos de até 10 minutos. Pensando em transformar 2023, a Natural Kingdom traz uma lista de 5 pequenas resoluções não tão óbvias para transformar os seus hábitos mais sustentáveis:


  1. Pesquisar receitas que usam todas as partes do alimento. Existem diversos pratos que incluem ingredientes um tanto inusitados, como partes que geralmente colocamos no lixo sem pensar. Você sabia que é possível usar o caule do brócolis para fazer um delicioso falafel? Então, o primeiro item da nossa lista é justamente explorar mais os ingredientes que já estão na sua cozinha, mas que geralmente acabam no lixo.

  2. Junte o máximo de roupa suja o possível antes de lavar. Toda vez que você usa a sua máquina de lavar roupa é gasta uma grande quantidade de energia e água. Dessa forma, se você esperar até ter uma máquina cheia para lavar a roupa vai economizar, não só para o meio ambiente, mas para a sua conta de luz e água também.

  3. Comprar mais produtos locais. Grande parte do gasto energético e soltura de gases com efeito estufa dos produtos que consumimos vem do deslocamento que eles precisam fazer, da produção, até chegar na prateleira da loja em que compramos. Por esse motivo, consumir alimentos e produtos no geral que são produzidos mais perto da gente pode ser muito mais sustentável do que pensamos.

  4. Compre mais coisas usadas. Muitas pessoas já sabem que comprar roupas em brechós pode ser uma ótima alternativa para conseguir mudar um pouco o guarda-roupas de forma mais sustentável e barata. Entretanto, a lógica de comprar coisas usadas pode ser aplicada para diversos produtos. Quer ler um livro que já foi lançado há alguns anos? Procure em um sebo. Quer trocar a sua mesinha de cabeceira ou está cansado da sua estante? Procure uma loja que venda móveis usados. Será uma grande ajuda para o meio ambiente e para o seu bolso.

  5. Troque os recipientes de plástico por alumínio ou vidro. Quando você for ao supermercado, dê preferência para embalagens de vidro ou alumínio. O alumínio tem a maior porcentagem de reciclagem no Brasil, por isso pode ser uma alternativa boa ao plástico. Já o vídeo pode ser reutilizado na sua casa, tanto como um pote para armazenamento, quanto como vaso ou copo.


Existem várias outras mudanças que podem ser feitas no seu dia a dia que impactam diretamente no meio ambiente, porém, escolher 5 para implementar em 2023 já fará uma grande diferença.

Um bom Ano Novo da equipe da Natural Kingdom.


Fontes:

COMO ADOTAR ATITUDES SUSTENTÁVEIS NO DIA A DIA. Casa Vogue. Disponível em: <https://casavogue.globo.com/um-so-planeta/noticia/2021/04/como-adotar-atitudes-sustentaveis-no-dia-dia.html>


7 METAS DE ANO NOVO PARA VOCÊ TER UM 2021 MAIS SUSTENTÁVEL. Papel Semente. Disponível em: <https://papelsemente.com.br/blog/metas-de-ano-novo/>


コメント


Posts Em Destaque