top of page

Vou sair de férias! E agora, o que fazer com o meu Pet?

O final do ano está se aproximando, com essa época vem o verão e muitas pessoas aproveitam para tirar as suas férias e viajar. Mas para aqueles que têm pets sempre fica a preocupação: o que fazer com os animaizinhos de estimação? Vale a pena levar eles junto? O que é necessário? E se ficarem em casa, quais preparativos são essenciais?


O primeiro ponto a ser levado em consideração é para onde você vai, se é um local pet-friendly e como você vai chegar até lá. As regras e necessidades para levar animais em carros, ônibus ou aviões são diferentes, o tempo de viagem e, se você vai sair do país ou não, também irá influenciar na sua escolha.


Cheguei à conclusão que o local que vou não é ideal para o meu Pet. O que faço?


Se o seu gato ou cachorro não for na sua viagem, existem diversas opções de onde e como deixar ele. A melhor opção é deixá-lo em casa, com alguém conhecido ou um pet-sitter indo visitá-lo diariamente para trocar a comida e água. Dessa forma, além de fazer companhia, o pet fica em um ambiente conhecido e o estresse causado pela situação diferente é menor. Se você não tiver uma pessoa de confiança para chamar ou não gosta da ideia de deixar seu animalzinho em casa, existe a possibilidade de deixá-lo em um hotel para pets. Essa opção proporciona uma experiência diferente, e geralmente costuma-se pagar por diária, como nos hotéis que nós geralmente vamos.



Vou levar meu Pet para as férias! E agora?


Se você for ficar no país não é necessário nenhum tipo de documentação para o seu cão ou gato, mas se você for sair será necessário o documento emitido pela autoridade veterinária do país de origem aceito pelo país de destino. No caso do Brasil, os documentos são o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos e o CVI (Certificado Veterinário Internacional). Lembrando que cada companhia aérea e país tem a sua própria legislação quanto a isso, por essa razão, sempre procure o site oficial da companhia na qual você irá voar e da Embaixada/Consulado do país de destino para ver se há algo específico que é preciso.


Além da burocracia, sempre é bom verificar o conforto do seu Pet em viagens longas. A caixa transportadora deve ser de um tamanho adequado para o seu animal conseguir se mexer com certa liberdade. Mesmo se estiver viajando de carro, a caixa de transporte é a melhor opção, já que não é recomendado que o seu cão ou gato fique solto no seu veículo. Também cuide para não encher a caixa de transporte com brinquedos, o seu pet precisa do espaço livre.


Outro ponto para se prestar atenção é a alimentação. Não dê muita comida para o seu pet logo antes da viagem, pois o estresse e a movimentação podem causar enjôo ou diarréia, e esses são problemas que você não quer ter que lidar em espaços pequenos. Mas lembre-se: é importante fazer paradas quando possível para dar água e hidratar o seu pet.


Uma dica que pode ser muito útil é levar um pacote pequeno da ração que você sempre usa para a viagem. Isso não significa que você deva alimentar o seu animal de estimação durante o deslocamento, mas sim durante os primeiros dias no local novo. Pequenas coisas que dão a sensação de familiaridade podem ser muito boas para evitar o estresse.


A última coisa que queremos durante as férias é perder o nosso pet. Por isso, também é uma ótima ideia colocar um microchip no seu cão ou gato (se ele já não tiver um), assim, se ele se perder em um local estranho será mais fácil localizá-lo.


Por último, a parte mais importante de qualquer férias com o seu bichinho de estimação: divirta-se! Qualquer que seja o local ou meio de transporte da viagem, aproveite o tempo com o seu melhor amigo.


Fontes:

VIAGEM COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. Gov.br Disponível em: <https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao/viagem-animais-estimacao>


11 TIPS FOR TRAVELING WITH YOUR PET, ACCORDING TO A VETERINARIAN. Metal Floss Disponível em: <https://www.mentalfloss.com/article/586073/pet-travel-safety-tips>


HOW TO TRAVEL SAFELY WITH PETS. CN Travel. Disponível em: <https://www.cntraveler.com/story/how-to-travel-safely-with-pets>


Foto de capa por Byron Chin, Flickr.


Comments


Posts Em Destaque