top of page

3 dicas para manter o seu Pet sempre hidratado

Todo dono de pet sabe que acompanhar a saúde do seu bichinho é crucial. Com a idade diversos problemas de saúde podem aparecer, e uma das primeiras consequências (ou causas), por vezes é a desidratação.


O problema é acentuado com os gatos caseiros que tendem a sentir pouca sede por causa da sua origem evolutiva. Seus ancestrais vieram de desertos, ambientes conhecidos por oferecer pouco alimento e água, com isso, os felinos se acostumaram a conseguir líquidos direto da sua alimentação. Esse traço é compartilhado pelos gatos que temos dentro de casa hoje, porém a dieta deles mudou ao longo dos anos, o que aumenta a chance de os nossos animaizinhos não estarem recebendo água o suficiente.


Pensando nisso, reunimos 3 dicas de como você pode manter o seu pet sempre hidratado:


  1. Espalhe potes de água pela sua casa. Coloque diversos potes em lugares que o seu cachorro ou gato gostam de ficar e passam bastante tempo. Isso aumentará a quantidade de oportunidades que o seu animalzinho terá de beber mais água. Mas cuidado para não deixar perto da caixinha de areia do seu gato nem em lugares que não estejam limpos, eles não gostam disso.

  2. Aumente a quantidade de água na comida do seu pet. Dê mais comidinhas molhadas como sachês e patês. É possível também adicionar quantidades pequenas de água na comida seca, mas lembre-se de fazer isso gradualmente para o seu bichinho de estimação não estranhar.

  3. Ofereça água corrente. Você já percebeu que seu gato gosta de beber água da torneira? Animais não gostam de água parada, então algo como uma pequena fonte corrente pode ser ideal. Essa água parece mais fresca para eles, já que conseguem ver o líquido correndo e escutar o barulho.


Essas são algumas dicas que você pode incorporar no seu dia a dia para melhorar a qualidade de vida do seu pet. Você pode optar por adquirir todos os três hábitos, mas, no final das contas, é sobre encontrar o que funciona melhor para o seu bichinho de estimação.



Fontes:

FELINE DIMINISHED THIRST REFLEX. Life's Abundance. Disponível em: <https://blog.lifesabundance.com/post/2011/07/25/Feline-Diminished-Thirst-Reflex.aspx?realname=20091081>


HOW TO KEEP YOUR PET HYDRATED AND SIGNS OF DEHYDRATION. Medivet UK. Disponível em: <https://www.medivet.co.uk/pet-care/pet-advice/hydration/>


SHAW, Hannah. 3 WAYS I’M GETTING MY CATS TO DRINK MORE WATER. Kitten Lady, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LO_q75_3c30>


Comments


Posts Em Destaque