top of page

Como manter os pelos dos cavalos brilhosos

Muito se fala que a pelagem do cavalo reflete a alimentação do animal, assim uma dieta balanceada trará brilho aos pelos do animal. Mas há outros cuidados básicos importantes, como as condições de higiene. Por esse motivo, reunimos alguns conselhos valiosos para manter os pelos dos cavalos brilhosos.


O primeiro passo é escolher um local arejado e com claridade para cuidar do cavalo. É nesse momento de cuidado com o animal que a relação de confiança entre o cuidador e o cavalo irá se estreitar. Recomenda-se pentear as crinas com frequência, pois ajuda a torná-las bonitas e brilhantes. A escolha da escova adequada também é importante. As cerdas precisam ser macias, pois se forem muito duras podem deixar o animal nervoso. Mas se você for pentear após a cavalgada, vale a pena usar uma escova mais rígida. Ela pode cumprir a função de uma massagem e ajudar a aliviar a tensão do animal, além de retirar a sujeira.

Se a crina estiver muito embaraçada, recomenda-se o uso de produtos específicos. São produtos chamados amaciadores, uma espécie de condicionador para cavalos que pode ser utilizado para ajudar a desembaraçar os fios. Um bom shampoo neutro é indicado para a higienização e limpeza da pelagem de equinos. E um condicionador com óleos vegetais de andiroba e copaíba e Pró-Vitamina B5 facilitam a escovação e trazem brilho.


Com toda certeza o cuidado com a higiene do animal é um dos passos fundamentais para promover a saúde dos cavalos e para afastá-lo de doenças. Além disso, os pelos brilhosos são requisito fundamental para cavalos de exposições ou competições.



Referências:




Comments


Posts Em Destaque