Como adubar corretamente as plantas de seu jardim
Um jardim bonito exige dedicação e cuidado. Além da irrigação, a adubação tem um papel fundamental no crescimento das plantas. Mas afinal, você sabe qual adubo aplicar em suas folhagens e flores?
Os adubos podem ser químicos ou orgânicos. Os adubos químicos possuem os principais nutrientes, chamados de macronutrientes, que são nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). O nitrogênio promove o crescimento; o fósforo ajuda na formação de raízes, flores e frutos; e o potássio dá resistência a doenças e ao estresse. Como principais vantagens, esse adubo tem rápida absorção, que impacta no desenvolvimento acelerado dos cultivos. O seu uso permite dosar e aplicar a quantidade exata de nutrientes necessários que planta requer.
Já os adubos orgânicos são resíduos de origem animal ou vegetal, e necessita da decomposição para fazer efeito. Eles têm sua absorção gradual e são ótimos para contribuir com a biodiversidade do solo.Alguns exemplos de fertilizantes orgânicos são: estercos, farinhas de ossos, húmus de minhoca, farelos, cascas e restos de vegetais.
Quais adubos aplicar para cada tipo de plantas:
- Frutíferas: normalmente se deve adubar a cada 6 meses. Precisam de irrigação frequente e uma adubação radicular rica em fósforo (P). Você pode utilizar os adubos orgânicos, como farinha de ossos, ou fertilizante como o NPK 4-14-08.
- Floríferas: normalmente se deve adubar a cada 2 a 3 meses. Utilize o fertilizante químico NPK 4-14-8 ou fertilizantes orgânicos, como húmus de minhoca, farinha de ossos e esterco bovino.
- Folhagens: normalmente se deve adubar a cada 3 a 4 meses. Recomenda-se o adubo NPK 10-10-10que pode ser diluído em água ou o uso de adubo orgânico de origem animal como o esterco de aves.
Cada planta pode exigir uma adubação especifica e vale a pena consultar se há um adubo mais adequado para a sua plantinha. Assim que você adquirir o fertilizante, leia a embalagem para verificar as instruções de aplicação. A superdosagem de adubo pode ser preocupante, é melhor aplicar menos produto do que em excesso. Como dica final, pesquise também sobre o Bokashi, um adubo orgânico bem completo e que está na lista dos adubos mais queridinhos da jardinagem.
Referências:
Comments