top of page

Como apresentar um novo felino ao seu gato mais velho

Todos nós amantes de gatos sabemos que depois de adotar um felino, geralmente é só uma questão de tempo até outro aparecer na nossa casa. Porém, essa introdução entre o nosso novo Pet e o que já estava acostumado com ser o “filho único” da casa pode ser delicada e até definir como será o relacionamento entre os dois a longo prazo.


Na natureza, diferente dos cães, os felinos não são comumente animais de bando, preferindo ter uma vida solitária, mas essa situação muda quando adotamos mais de um gato. Muitas vezes encontramos dois ou mais gatos no mesmo apartamento ou casa, e essa divisão de espaço pode ser complicada, especialmente no início. Para amenizar essa transição, trazemos alguns conselhos de como lidar com essa situação:


  1. Não faça contato direto na primeira interação. Deixe o novo habitante da casa na cozinha ou no banheiro, o seu gato com certeza vai perceber a presença dele. Quando isso acontecer, dê petiscos e patês para eles, criando memórias e experiências agradáveis desses momentos.

  2. Acostume-os com o cheiro. Durante os primeiros dias, deixe que os felinos apenas sintam o cheiro um do outro, sem um contato visual ou físico. Tenha espaços, potes e caixinhas de areia separados. Dê um brinquedo para um, depois para outro, acostumando-os com o novo cheiro.

  3. Nas primeiras interações visuais e físicas esteja sempre presente, mas não os force a interagir. Idealmente não haverá brigas ou rosnados, mas se isso acontecer, bata palmas para separar os dois, mas tente não assustar os seus Pets. Deixe eles manterem alguma distância um do outro se quiserem, dê espaço.

  4. Adicione uma caixinha de areia extra. Gatos podem ser territorialistas, então, pelo menos no começo, forneça uma caixinha de areia, um pote de comida e de água, um espaço para dormir, para cada gato. Se eles quiserem dividir, ótimo. Se não for o caso, não force.


É possível que, mesmo seguindo todos os passos corretamente, os seus felinos não socializem bem. Nessas situações, a melhor opção é procurar um veterinário ou especialista comportamental para verificar o seu caso.



Fontes:

TEM NOVO GATO NA FAMÍLIA. COMO LIDAR? Veja Saúde. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/vida-animal/tem-novo-gato-na-familia-como-lidar/>


HOW DO I INTRODUCE MY NEW CAT TO MY OLD CAT? BCSPCA Speaking for Animals. Disponível em: <https://spca.bc.ca/faqs/how-introduce-new-cat-old-cat/#:~:text=First%20%E2%80%93%20Visual%20contact%20between%20cats,a%20feather%20to%20encourage%20play.>


Comments


Posts Em Destaque