top of page

Os melhores temperos para cultivar na sua janela

Com as trends de estilos de vida saudáveis e fitness, cultivar a própria horta em casa tem se tornado um hábito mais comum. Porém, grande parte das pessoas moram em apartamentos hoje em dia, sem jardins e com pouco espaço para plantas, o que torna o cultivo mais difícil.


Entre as principais opções, nesses casos, estão as ervas e temperos, fáceis de serem plantados em lugares pequenos, como vasos nas janelas. Além de adicionar um pouco de verde na sua casa, usar temperos frescos na hora de cozinhar deixa a comida bem mais gostosa, e acaba sendo muito mais prático. Pensando nisso, trouxemos uma lista de alguns temperos ótimos para cultivar em qualquer cantinho que você tiver disponível.


  1. Hortelã: Ótimo para fazer chás e drinks, além de ser um tempero refrescante. Cuidado para não o plantar no mesmo vaso de outros temperos, pois a hortelã cresce rápido e tende a ocupar muito espaço.

  2. Manjericão: É um tempero fácil de se cultivar em janelas, já que ele cresce pouco. Muito usado em saladas e massas da culinária mediterrânea, ele necessita de um solo sempre úmido, por isso, é possível plantar no mesmo vaso que coentro e salsa que têm a mesma demanda por água.

  3. Alecrim: Um tempero muito usado em legumes, o alecrim é uma planta que tem um ciclo perene. O ideal é reservar um vaso apenas para ele, já que essa planta ocupa bastante espaço e prefere menos água do que a maioria dos outros temperos.

  4. Sálvia: A sálvia é deliciosa para temperar carnes, especialmente de frango. Com suas folhas grandes, esse tempero também demanda menos água e prefere temperaturas amenas. É uma planta ótima para cultivar em casa, pois cresce tranquilamente em um vaso de menor profundidade.


Essas são apenas algumas entre muitas opções de temperos que você pode cultivar na sua casa, mesmo com um espaço limitado. Seja em um pequeno vaso na sua mesa, ou em uma floreira na sua janela, os temperos frescos podem dar um toque especial na sua comida e alegrar o ambiente.



Fontes:

HORTA DE TEMPEROS: 10 ESPÉCIES PARA TER EM CASA. Casa Vogue. Disponível em: <https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Paisagismo/noticia/2020/06/horta-de-temperos-10-especies-para-ter-em-casa.html>


USING GARDEN WINDOWS TO GROW PLANTS. Window World. Disponível em: <https://www.windowworldtucson.com/article/using-garden-windows-to-grow-plants.>


HOW TO START A WINDOWSILL GARDEN. Masterclass Articles. Disponível em: <https://www.masterclass.com/articles/how-to-start-a-windowsill-garden>


Comments


Posts Em Destaque