top of page

Por que a água é tão importante durante o verão?

Com o começo de ano também chegam os meses de verão, que são os mais quentes do ano. Temperaturas altas, sol forte e dias mais longos são todos fatores que contribuem para uma possível desidratação, tanto para os nossos Pets, quanto para nós, seres humanos, ou até as nossas plantas. Por isso, é crucial ter uma atenção redobrada para o consumo de água.


Água é essencial para que o seu Pet se mantenha saudável, mas nem sempre conseguimos controlar quanta água ou líquidos eles ingerem, principalmente durante o verão, quando a água pode evaporar mais rapidamente dos potes. Animais como gatos também têm uma maior dificuldade de se manter hidratados, por isso devemos sempre prestar atenção nos hábitos dos nossos pets. Comportamentos como cansaço, perda de apetite, nariz e boca secas podem ser indícios de desidratação.


Durante o verão mantenha mais potes de água espalhados pela casa e certifique-se de que está sempre cheio com água fresca. Ofereça mais alimentos molhados, como rações molhadas e patês. Levar um pote e uma garrafa de água gelada nos passeios com o seu cachorro também pode ser uma estratégia valiosa, quando for fazer uma pausa para beber um gole, ofereça um pouco para o seu amigo.


Nós também precisamos ficar atentos à nossa hidratação. A água ajuda a regular a nossa temperatura corporal, a manter a nossa pressão arterial e auxilia em outras diversas funções corporais que nos mantém saudáveis e com energia para curtir o verão. O corpo humano é composto por, aproximadamente, 60% de água e, durante o verão, precisamos tomar mais água do que em momentos de temperaturas mais amenas. Porém, nem sempre lembramos de tomar a quantidade de água necessária.

Não esqueça de manter um copo ou garrafa de água sempre por perto, e, se preferir, já deixe algumas garrafinhas na geladeira, para sempre ter água gelada. Assim como para os nossos pets, incorporar líquidos na nossa dieta traz benefícios. Alimentos com grande porcentagem de líquidos incluem saladas e frutas, como melancia, melão ou pepino.


Assim como nos humanos e nos animais, a água é essencial para as funções básicas das plantas, como a fotossíntese e também para levar os nutrientes do solo para a planta. Fique atento às folhas murchas ou um solo seco, essas características são sinais que você precisa molhar mais a terra. Até as nossas plantas precisam de mais água durante os meses mais quentes do ano. O lírio-da-paz, por exemplo, precisa ser regado de duas a três vezes no inverno, mas, durante o verão, o ideal é regar quatro vezes na semana.


Não esqueça de sempre observar o seu gasto de água e economizar o seu uso. A única situação onde não se deve economizar é na hidratação, principalmente durante o verão.


Fontes:

FIFTEEN BENEFITS FROM DRINKING WATER. Medical News Today Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/290814>


NEEDS OF PLANTS. Let’s Talk Science. Disponível em: <https://letstalkscience.ca/educational-resources/backgrounders/needs-plants>


COMO CUIDAR DE LÍRIOS-DA-PAZ. Leroy Merlin. Disponível em: <https://www.leroymerlin.com.br/dicas/como-cuidar-de-lirio-da-paz#:~:text=A%20planta%20precisa%20ter%20um,menos%20300%20ml%20de%20%C3%A1gua.>


THE IMPORTANCE OF WATER FOR PETS AND AVOIDIND PET DEHYDRATION. True Care Veterinary Hospital. Disponível em: <https://www.truecareveterinaryhospital.com/blog/the-importance-of-water-for-pets-and-avoiding-pet-dehydration/>


Comentários


Posts Em Destaque